Parece que foi ontem que Samus Aran se apresentou ao mundo pela primeira vez. Nesse final de semana, a série Metroid completou 25 anos de vida, se tornando mais uma série da Nintendo, ao lado de Mario e Zelda, a celebrar tamanho longo e produtivo ciclo.
Metroid, o primeiro, foi lançado no Nintendo em 6 de agosto de 1986 no Japão. O último jogo da série, Metroid: Other M, foi o 11º, e estreou no ano passado no Wii. A protagonista da série, desde o primeiro, é a caçadora de recompensas Samus Aran, e normalmente seu pior inimigo são os Space Pirates. Durante as aventuras, ela também normalmente se depara com os titulares Metroids, formas de energia capazes de sugar a vida de seres, se acoplando em suas cabeças.
Na ocasião do primeiro jogo, houve uma grande surpresa, já que a identidade da protagonista só era revelada no final do jogo, quando ela removia seu capacete e mostrava que era uma mulher.
A série se iniciou como um jogo de ação e plataforma em 2D, com alta dosagem de exploração e backtracking - algumas passagens só ficavam disponíveis quando determinadas habilidades ou armas eram adquiridas, geralmente uma parte bem distante do mapa. No GameCube, porém, o jogo passou a ser um FPA (aventura em primeira pessoa), mesclando elementos de FPS e plataforma. No Wii, a série voltou a ser em terceira pessoa com Metroid: Other M, mas dessa vez o jogo se focou em contar o passado de Samus, que ninguém conhecia.
Apesar da importância da data, a Nintendo ainda não anunciou nenhum tipo de celebração para Metroid, tal qual ocorreu com Zelda - pelo menos não em forma de jogo, já que um concerto internacional de Zelda está previsto para 21 de outubro em Los Angeles e 25 do mesmo mês em Londres. Já nos 25 anos de Mario, a empresa relançou Super Mario All-Stars no Wii, o remake de Super Nintendo dos quatro primeiros "Super Marios" de NES. E foi muito bom relembrar as origens de Mario.