Pages

Ads 468x60px

.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Galeria mostra evolução de telas de inicialização do Windows do 1.1 ao 7

Em 1984, Bill Gates (foto) foi capa da Revista "Time" e, no ano seguinte, 1985 lançou a primeira versão do sistema operacional, Windows 1.01, que mudou a forma como as pessoas utilizavam o computador. 

Passados quase 25 anos e com várias atualizações, há uma série de boatos indicando que a Microsoft lançará uma nova versão do sistema chamada Windows 8. Enquanto a informação não passa de um rumor, o UOL Tecnologia reuniu telas de inicialização, algumas históricas, do sistema operacional mais utilizado do mundo: do Windows 1.01 até o recente Windows 7.

Windows 1.0: a primeira versão do Windows já permitia o uso do mouse para clicar em aplicações e rodar algumas aplicações simultaneamente. Antes disso, boa parte das tarefas e comandos nos computadores eram feitos através da digitação de comandos.


Windows 2.0: feito para a linha 286 de processadores da Intel, essa versão permitia que o usuário controlasse o layout da tela, usasse combinações de teclas para acionar certos comandos e até sobrepor janelas.


Windows 3.0: com suporte a gráficos de até 16 cores, o Windows 3.0 vinha com gerenciador de programas, de arquivos e de impressão. O programa era voltado para a linha de processadores 386.

Windows for Workgrups 3.11:essa versão vinha com suporte a LANs (redes locais). Outros fatores inovadores eram a configuração de segurança dos PCs, suporte a Novell NetWare e RAS (Serviço de acesso remoto).

Windows NT 3.1: lançado em 1993, O Windows NT (NT de New Technology) foi feito para servir tanto usuários domésticos como usuários corporativos. Uma das novidades do sistema é o suporte a sistemas multiprocessados.



Windows NT Workstation 3.5: o Workstation 3.5, lançado em 1994, trouxe mais segurança para aplicações críticas e como novidade havia a possibilidade de nomear arquivos com mais de 255 caracteres.


Windows 95: sucedendo as linhas 3.1, Windows for Workgroups e MS-DOS, o Windows 95 vinha com suporte à internet, permitia acesso à rede dial-up (discada) e tinha a tecnologia Plug and Play, que facilitou a instalação de drivers.

Windows NT Workstation 4.0: voltado para clientes corporativos, essa versão tinha um ambiente gráfico muito parecido com o Windows 95.

Windows 98: o sistema, segundo a Microsoft na época, foi a primeira versão feita para usuário final. O sistema podia ler DVDs e dispositivos USB.


Windows 2000 Professional: com código baseado na linha NT de sistemas, o 2000 permitia a conexão de produtos sem fio, uma variedade maior de drivers Plug and Play, facilidade em conexões USB e até suporte a dispositivos 
infravermelho.

Windows ME: lançado em 2000, a proposta do ME (Millenium Edition) era aumentar a experiência multimídia com o Windows Media Player 7. A interface do sistema era muito parecida com a do Windows 98.

Windows XP Home Edition: para usuários domésticos, a Home Edition vinha com recursos como Windows Media Player, Movie Maker e ferramenta para configuração de rede.

Windows XP Professional: o XP trouxe a estabilidade do sistema Windows 2000 aos desktops. Com visual reformulado em comparação a sistemas anteriores, a versão possibilita o acesso remoto ao computador, criptografia de arquivos e suporte a redes sem fio.

Windows XP 64-Bit Edition:essa versão foi feita para processadores de 64 bits. Com ele, por exemplo, é possível ultrapassar o limite de 4 GB de memória do XP Professional.

Windows Vista: nessa versão a Microsoft implementou a interface gráfica Windows Aero, proteção contra spywares e o Windows Media Player 11. O sistema foi considerado "pesado" pelos usuários, pois exige uma boa configuração de hardware.

Windows 7: mais simples e rápido que seu antecessor, o Windows Vista, o 7 é otimizado com o hardware do computador. O sistema vem com o último navegador da Microsoft: o Internet Explorer 8.

Fonte: UOL Tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...